AVISO IMPORTANTE!!! Eu não faço doação de qualquer material aqui postado. Caso alguém necessite de algo aqui postado, por favor, entre em contato, que eu repassarei os devidos valores. Obrigado.

segunda-feira, novembro 21, 2011

Em qual bacia hidrográfica se localiza o seu município?

Tempos atrás alguém me indagou sobre qual bacia hidrográfica se insere o Município de Maringá, localizado na Microrregião Geográfica Maringá, Mesorregião do Norte Central Paranaense, Estado do Paraná, Região Sul do Brasil. Numa escala nacional pode-se dizer que o Município de Maringá pertence à Bacia Hidrográfica do Paraná, segundo a Divisão Hidrográfica Nacional [Resolução nº 32 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, de 15 de outubro de 2003], de autoria da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Localização do Estado do Paraná, seg. a Divisão Hidrográfica Nacional [Resolução nº 32 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH, de 15 de outubro de 2003], de autoria da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Por outro lado, ao delimitarmos nossa área de estudo ao Estado do Paraná, vamos observar que Maringá tem seu território dividido entre duas bacias hidrográficas – a Bacia do Rio Pirapó e a Bacia do Rio Ivaí, segundo a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA), atual Águas do Paraná. Em destaque (cor amarela) o Estado do Paraná.

Município de Maringá seg. as Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná, de acordo com a segundo a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA), atual Águas do Paraná.

A delimitação do estado do Paraná em 16 grandes bacias hidrográficas foi elaborada em 2007, com base nas cartas do DSG/IBGE nas escalas 1:50.000 e 1:100.000. Fonte: SUDERHSA, 2007. Em destaque (cor amarela) o Município de Maringá.

Distribuição territorial do Município de Maringá em função da organização hidrográfica do Estado do Paraná, de acordo com a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA).

Acima podemos observar como se dá a distribuição territorial do município de Maringá, em função da divisão hidrogeográfica elaborada pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA). Cerca de 57% do município de Maringá fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó. Os 43% restantes estão inseridos no contexto da Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí. Oficialmente a SUDERHSA estabelece o Município de Maringá como pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó. (vide folder).

Por hoje é isso meus amigos.

Estou voltando aos poucos depois de longo período afastado do blog.

Até breve, um forte abraço e uma ótima semana a todos!!!