AVISO IMPORTANTE!!! Eu não faço doação de qualquer material aqui postado. Caso alguém necessite de algo aqui postado, por favor, entre em contato, que eu repassarei os devidos valores. Obrigado.

quarta-feira, novembro 30, 2011

Mapitoba – A nova frente de expansão da fronteira agrícola

Numa recente postagem eu citei a região conhecido como MAPITO, uma área de expansão da fronteira agrícola, localizada entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, e formada pelos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins – daí o nome, Mapito. Hoje vou complementar aquelas informações, apresentando a Região do Mapitoba, também uma área de expansão agrícola, onde se soma o Estado da Bahia aos estados formadores da região do Mapito. Meu interesse decorre da reportagem abaixo, postada pelo Portal Agrosoft (Leia: Emissão de gás carbônico em nova fronteira agrícola é pouco investigada), e que abordo dos efeitos do desmatamento sobre aquela região.

2011-11-30 10 31 46

Os efeitos do desmatamento na nova fronteira agrícola do Cerrado - formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e pela Bahia - são menos conhecidos e estudados pela ciência do que em outras áreas do bioma. Os quatro estados formam a parte norte do Cerrado, batizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como Mapitoba. O motivo da atração pelo Matopiba é o preço das terras, mais baratas do que, por exemplo, áreas de Mato Grosso e de Goiás, onde já há intensa atividade agropecuária. (Agrosoft Brasil: Emissão de gás carbônico em nova fronteira agrícola é pouco investigada)

2011-11-30 11 22 08

Também a Confederação Nacional da Agricultura reproduziu uma matéria do jornal Gazeta do Povo, que mostra o avanço da agricultura nesta região. Segundo essa reportagem, houve um crescimento de 12% da área plantada nesta região, em relação ao período anterior de expansão da fronteira agrícola nessa região, que ocorreu em nas safras 2000/01 e 2001/02. Entre entre soja e mi­­lho, o plantio de verão deve so­­mar 3,83 milhões de hectares na temporada 2011/12. Para os repórteres da Gazeta do Povo isso representa “um novo boom no Centro-Norte do Bra­­sil”. As culturas que mais avançam são a soja e o milho.

2011-11-30 11 09 54

As condições climáticas locais favoreceram esta expansão. O milho apresentou um crescimento de 1,34 mi­­lhão de hectares nos quatro estados; um aumento de 17,5% em relação ao período 2000/01 e 2001/02. Já a soja teve um aumento de cerca de 9%, aumentando a área plantada para cerca de 2,5 milhões de hectares. Em ambas as culturas significa um aumento superior ao observado para o resto do Brasil, no que tange à safra de verão. Muito disso em função do avanço sobre novas áreas de cultivo. Mas mesmo nas terras do MATOPIBA já consolidadas com atividades agrícolas, informações dão conta de que ainda há espaço para o crescimento do setor naquela região.

Referências:

  1. CNA – Confederação Nacional da Agricultura. Soja e milho ganham área no MaToPiBa.
  2. Agrosoft Brasil. Emissão de gás carbônico em nova fronteira agrícola é pouco investigada;
  3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Biblioteca – Coleção Digital;
  4. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mapas Interativos;