domingo, outubro 09, 2011

Baixe as Folhas da Carta do Brasil ao Milionésimo em .jpeg

Uma das dúvidas mais comuns postadas pelos colegas da Listageografia: Lista de Discussão de Geografia, é sobre como adquirir folhas da Carta do Brasil ao Milionésimo (BCIM). Uma delas é adquirindo a respectiva folha em formato impresso ao digital junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE) e ao Serviço Geográfico do Exército (DSG); e a outra é baixando esta mesma folha, também em formato digital (,jpeg), por meio da Biblioteca do IBGE, um espaço virtual onde você tem acesso aos mais diversos materiais elaborados por este órgão nacional de planejamento.

Escaneada

“Criada a partir da fusão das Bibliotecas do Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia, a Biblioteca do IBGE possui um acervo com cerca de 50 mil monografias, 1150 títulos de periódicos, 20 mil mapas e cartas, 30 mil documentos sobre divisão territorial do Brasil, 80 mil fotos, entre outros. Através da página do IBGE na Internet, a Biblioteca disponibiliza a Coleção Digital, composta pelas publicações produzidas pelo Órgão, títulos do acervo de obras raras:

Biblioteca IBGE – O acervo do IBGE disponível na Internet!

Existem duas formas de busca adotadas pelo link Mapas. A primeira diz respeito ao link Mapas localizado logo abaixo, entre outros links com marcadores. Clicando neste link abre-se uma nova página, onde são apresentados os 1.707 mapas digitais disponíveis neste acervo online.

2011-10-09 14 09 20

Neste exemplo eu busquei pela Folha Asunción (nomenclatura SG-21 na BCIM), que cobre a região de fronteira Brasil – Paraguai. Clicando em buscar abre-se uma nova janela com as devidas opções.

2011-10-09 14 13 08

Existem acima duas formas de apresentação das folhas solicitadas. A primeira é clicando em um dos ícones no canto direito da imagem acima, num ícone em formato de folha de papel. Ao clicar sobre um desses ícones à direita será aberta uma nova janela com a folha correspondente. Para conferir antes de abrir basta passar o cursor do mouse sobre o ícone que a indicação da folha aparecerá na barra de status do seu navegador, ou:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SG-21.jpg

2011-10-09 14 32 55

Acima: Folha SIG-21 Asunción, já aberta em uma nova aba, mas reduzida a 16% do seu tamanho original. Para salvá-la como jpeg basta expandir a imagem e mandar salvar através do botão direito do mouse.

Já clicando sobre um dos links correspondente ao nome da folha, e que se apresenta acima, do lado superior direito, você terá acesso a uma nova pequena janela pop up (abaixo), onde são apresentados os formatos disponíveis para download da respectiva folha. O símbolo de soma (+) também leva a esta mesma opção.

2011-10-09 14 15 33

Clicando, por exemplo, no link vetorial (shp), você será levado á página geoftp do IBGE, onde poderá baixar esta folha, bem como todas as demais 56 folhas em escala 1:1.000.000, que compõem a BCIM, todas no formato vetorial (shape, .shp). Já o link impresso o levará à Loja Virtual do IBGE.

Já a segunda opção de busca de mapas é também apresentada na página inicial da Biblioteca IBGE. Se você clicar não no link mapas indicado anteriormente, mas agora no link mapas localizado na barra lateral direita da página da Biblioteca IBGE, será aberta outra página, (imagem abaixo), onde, de possa de informações acerca da folha que se pretende encontrar, você terá acesso a mesma, caso ela esteja disponível.

2011-10-09 14 51 35

Como se pode ver, nesta opção você pode procurar por MI. nomenclatura, Escala, Autor, Título, Editor e Assunto. No exemplo acima eu usei a mesma opção apresentada no exemplo anterior. Neste caso, ao clicar em OK sera aberta outra página, com as opções encontradas.

2011-10-09 14 53 46

Clicando em um dos links acima mais uma vez outra uma janela pop up será exibida, contendo as informações sobre a opção de folha escolhida num dos links acima. Neste exemplo eu cliquei em ASUNCION-NE.

2011-10-09 14 55 30

Também como o apresentado na opção anterior do link mapas, nesta opção ao clicar sobre o link referente à folha, como mostrado acima (visualização: SG-21-X.jpg), será aberta um nova aba ou janela, com a folha solicitada.

2011-10-09 15 02 33

Espero ter ajudado os colegas!

Boa semana a todos!

Referências:

  1. Biblioteca IBGE – O acervo do IBGE disponível na Internet!
  2. DUARTE. Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994. 148 p.: il.