quarta-feira, agosto 31, 2011

CPTEC promove curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Agricultura

Notícias do CPTEC – via E-mail

30/08/2011 11:50

CPTEC promove curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Agricultura

De 12 a 13 de setembro será realizado o Curso Meteorologia por Satélite aplicada à Agricultura. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

O curso foi desenvolvido para auxiliar os profissionais envolvidos com o setor agrícola, a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos na aplicação da informação agrometeorológica, com o objetivo de melhorar a eficiência da produção agrícola, contribuindo para um ambiente sustentável. É destinado a engenheiros agrônomos, técnicos e produtores e, também a meteorologistas, ambientalistas, geólogos e hidrólogos envolvidos no gerenciamento dos recursos do solo.

Serão abordados quatro temas: Agrometeorologia por Satélite, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e Temperatura da Superfície Continental, Precipitação e Número de Dias sem Chuva e Apresentação do SIGMACAST: Aplicações à Agricultura, ministrados, respectivamente, pelos pesquisadores Luciana Miura Sugawara (DSR/INPE), Leonardo Peres (UFRJ), Daniel Alejandro Vila (CPTEC/INPE) e por Fabiano Morelli (CPTEC/INPE).

O curso conta com o apoio da Associação dos Pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera – Atmosfera na Amazônia (APLBA).

A programação, os procedimentos de inscrição e outras informações estão disponíveis na página: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-agricultura/index.php?lang=pt-br

Qualquer dúvida entrar em contato com:
Cacilda Aravéquia
Difusão do Conhecimento Tel:(12) 3186-8504
E-mail: difusao.conhecimento_EM_cptec.inpe.br

Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder.