AVISO IMPORTANTE!!! Eu não faço doação de qualquer material aqui postado. Caso alguém necessite de algo aqui postado, por favor, entre em contato, que eu repassarei os devidos valores. Obrigado.

segunda-feira, julho 04, 2011

Setores Censitários – conceito e aplicação nos recenseamentos

Setor Censitário é unidade territorial de coleta das operações censitárias, definido pelo IBGE, com limites físicos identificados, em áreas contínuas e respeitando a divisão político-administrativa do Brasil. O setor censitário é a menor unidade territorial, com limites físicos identificáveis em campo, com dimensão adequada à operação de pesquisas e cujo conjunto esgota a totalidade do Território Nacional, o que permite assegurar a plena cobertura do País.

2011-07-05 12 34 28

Acima: Malha Digital Setores Censitários IBGE 2010, para o Município de Maringá/PR.

A coleta do Censo Demográfico 2010 foi realizada no período de 1º de agosto a 30 de outubro de 2010, tendo sido realizada sobre a Base Territorial que se constituiu de 316.574 setores censitários. Os Setores Censitários são definidos de acordo com o número de domicílios. Na área urbana, cada setor censitário é composto, em sua maioria, de 250 à 350 domicílios. Na área rural o setor censitário é composto, em sua maioria, de 150 a 250 domicílios. A base territorial do Censo Demográfico 2010 foi elaborada de forma a integrar a representação espacial das áreas urbana e rural do Território Nacional em um ambiente de banco de dados geoespaciais.

2011-07-05 12 31 59

Acima: tabela de atributos referente à Malha Digital Setores Censitários IBGE 2010. Fonte: IBGE.

Os Setores recebem duas classificações: situação e tipo.

A situação pode ser urbana ou rural. Em situação urbana consideram-se as áreas urbanizadas ou não, correspondentes às cidades (sedes municipais), às vilas (sedes distritais) ou às áreas urbanas isoladas. A situação rural abrange toda a área situada fora do perímetro urbano, inclusive os aglomerados rurais de extensão urbana, os povoados e os núcleos.

O tipo do setor pode ser: setor comum ou não-especial e setor especial. O setor especial é aquele que apresenta características que tornam necessário um tratamento diferenciado de coleta em relação aos setores comuns ou não-especiais, tais como quartéis, asilos, penitenciárias, etc.

Os agregados por setores censitários, possibilitam que se reúnam dados para pequenas áreas, como por exemplo, quando se deseja analisar o quarteirão onde mora, esteja ele compreendido por um ou mais setores. Os setores são denominados unicamente por código. O código numérico completo do setor censitário possui 15 dígitos (UFMMMMMDDSDSSSS), divididos da seguinte forma:

  • UF – Unidade da Federação – com 2 (duas) posições
  • MMMMM – Município - com 4 (quatro) posições
  • DD – Distrito - com 2 (duas) posições
  • SD – Subdistrito - com 2 (duas) posições
  • SSSS – Setor - com 4 (quatro) posições

Referência:

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Base de informações do Censo Demográfico 2010: resultados da Sinopse por setor censitário. Documentação do Arquivo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011;
  2. _________________________________________. Censo Demográfico 2000. Agregados por Setores Censitários dos Resultados de Universo – 2ª edição. Rio de Janeiro: IBGE, 2000;